Benefícios da Terceirização de Serviços

Benefícios da Terceirização

Como em outras atividades operacionais inerentes ao dia-a-dia das empresas, a área de TI é “ferramenta” e não o seu objetivo fim, desta forma, apesar da sua importância estratégica sob o ponto de vista operacional e administrativo, não deve ser tratada como uma área de negócios da empresa, sob pena de se ter uma “ferramenta” ineficiente, de alto custo e baixa confiabilidade. Dentre os principais benefícios da terceirização de TI estão:

  • Concentração dos esforços nas atividades-fim da empresa, mantendo o foco nas operações vitais do negócio, e evitando gastos desnecessários de energia, tempo e investimentos na administração e gestão de uma equipe própria;
  • Garantia de continuidade dos serviços, incluindo ausências por falta, doenças ou férias, pois tudo isso pode ser assumido pelo terceirizado;
  • Introdução de novas tecnologias na empresa sem custos de treinamento, já que é responsabilidade do terceirizado manter uma equipe interna qualificada e atualizada;
  • Inexistência de passivos trabalhistas;
  • Recrutamento e seleção de profissionais feito por pessoal técnico especializado do terceiro;
    Operação da empresa independente de profissionais específicos;
  • Disponibilidade de profissionais tecnicamente atualizados e qualificados na medida das necessidades de cada cliente;
  • Redução de custos com infraestrutura local de trabalho da equipe técnica com a utilização de ferramentas que permitem a prestação de serviços remotamente, de forma parcial ou integral;
  • Redução de custos globais de operação com TI;